Tibúrcio para presidente

Professor Tibúrcio

Por que o Lula?
Porque o Obama me disse que ele é o cara. Uma coisa me impulsionou muito a fazer esse projeto. O Marcelo Duarte da [editora] Panda Books, me procurou com uma pastinha cheia de frases do Lula para ver se dava para fazer um livro. Achei meio óbvio. Comecei a procurar coisas sobre o ele e encontrei um livro da Denise Paraná, Lula, o filho do Brasil, onde foi baseado o filme. Esse livro é espetacular, pouco conhecido. É um livro acadêmico, mas ótimo para quem se interessa pelo presidente. Conta-se ali uma história que ninguém conhece sobre o Lula. Fiquei pensando, “um cara que está na mídia há 35 anos e as pessoas não conhecem a vida dele”. Isso abriu meu apetite para fazer o livro. Muitas das frases do meu livro são do livro da Denise, são frases inéditas. Ali, eu encontrei uma coisa paradoxal: um cara que está todo dia rodeado de microfones e tem uma história muito pouco abordada. Ele mesmo é responsável por isso, o Lula é muito tímido, veja você. Acabei descobrindo isso. Ele é tímido, inseguro, só fala em condições em que tem extremo controle sobre a mídia, ele gosta de discursar. Retalhei ele em várias personalidades: são dez capítulos, dez personagens que ele assume, na minha visão. Um deles é o marqueteiro. O Lula é extremamente marqueteiro dele mesmo. Nessa história, ele diz coisas que faz você entender muito bem que ele não precisa de um Duda Mendonça, ele é o Duda Mendonça. Em cada capítulo eu descrevo porque ele tem cada um desses personagens dentro dele. Depois, vou pontuando em cada frase porque ele falou aquilo. Na verdade, ele ama dar entrevistas, só não gosta da parte em que ele tem que ouvir a pergunta [risos].

“O Lula é extremamente marqueteiro dele mesmo. Ele não precisa de um Duda Mendonça, ele é o Duda Mendonça.”

Você já entrevistou o Lula?
Já. Entrevisto ele desde 83, como [Ernesto] Varela na primeiro comício das Diretas Já. Ele sempre foi muito “sabonete”, desde a primeira entrevista. A gente sempre corre atrás do Lula, eu e todo mundo, e nunca rende uma boa entrevista. Quem fez uma boa entrevista com o Lula? Não existe.

E como você analisa essa frase no livro?
Eu digo: “Presidente, a minha também!”. Inclusive desdentada, uma mulher que nasceu com fome, chorando, toda mijada. Ele tem a capacidade de falar as coisas dele como se fossem extraordinárias, essa frase revela muito isso. A “minha” mãe nasceu analfabeta, só a dele, a sua não.

É um livro de humor ou política?
As duas coisas. O eixo da minha atuação envolve política e humor desde sempre. Por duas razões: não sei fazer de outro jeito e acredito que o humor é uma ferramenta muito eficiente de comunicação. Se você consegue produzir material jornalístico com humor, você atinge muito mais gente, inclusive crianças, que é o que está acontecendo com o CQC. Você amplia o grau de entendimento do que você está querendo transmitir porque o humor te obriga a ser sintético, a não subestimar a inteligência do interlocutor. Você usa uma série de coisas – sátira, imagens, segundas intenções – que são muito mais sofisticadas do que um texto linear, imparcial, um tipo de jornalismo mais tradicional.

Qual é a sua frase favorita do Lula?
Tem um capítulo que é “Lula Ser Humano” porque ele é humano, demasiado humano, como diz o Nietszche, o filósofo. Tem uma frase que é imbátivel: “Minha mãe é uma mulher que nasceu analfabeta”. É insuperável. Ninguém consegue fazer uma frase melhor do que essa.

Tas e a capa de seu primeiro livro

Com as eleições se aproximando, você não tem medo de esse livro ser interpretado como apoio ou tentativa de prejudicar o presidente?

Medo nenhum. Eu convivo com isso diariamente. Cada vez que o CQC vai para o ar, eu recebo dezenas de e-mails, uma parte achando que a gente foi favorável, outra achando que a gente tem algum esquema para favorecer alguém. Neguinho vai ralar o cérebro para tentar entender se eu sou a favor ou contra o Lula. O José Simão escreveu o prefácio do livro, e ele escreve tudo de uma vez. Ele me ligou e disse: “Eu vou escrever agora, mas eu tenho que te fazer uma pergunta. Você quer um prefácio contra ou a favor?” [risos]. Eu disse: “Simão, a favor do contra” [risos].

Você tem lidado com a política usando personagens, mas e suas crenças políticas pessoais? Como você lida com a contradição entre interpretar personagens que tiram sarro de tudo e ter que escolher um candidato de frente para a urna?
Concordo com você. Na televisão, a gente tem que criar uma persona até por uma questão técnica, você tem que falar de um jeito que você não fala em casa. Eu não vou chegar em casa e dizer “olha isso!”. Mas as minhas crenças estão em tudo o que eu faço. Brigo muito com a mulher na hora de votar. Temos brigas homéricas porque ela tem uma tendência mais à esquerda, o que não quer dizer que eu tenha tendências mais à direita, mas eu tenho gosto pelo debate. Eu já votei em todos os partidos que existem neste país, posso te garantir.

Inclusive nos mais de direita?
Votei intencionalmente. Vou te revelar o meu voto.

Votei no Democratas, votei no [Guilherme] Afif. Acho que eu fui o único. Mas votei puramente para sentir aquele gostinho de apertar a urna e sair ali “Democratas” e falar “sim”.

Por favor!
Vou te revelar, eu não tenho problema nenhum em ser massacrado. Inclusive, eu nunca fiz campanha política, o maior orgulho do meu currículo é esse. Já recebi ofertas estratosféricas. O primeiro trabalho grande da Olhar Eletrônico foi fazer o programa político do PT, que foi dirigido pelo Fernando Meirelles, o primeiro programa político do Brasil. Me recusei a fazer. Então eu posso falar em quem eu voto, mudo de voto toda eleição. Já votei até no Genoino, acredite. Já cometi esta loucura [risos]!. Nas últimas eleições fiz questão de não votar no Suplicy, por exemplo, porque eu acho que chega uma hora em que o cara vira Padre Cícero. Votei no Democratas, votei no [Guilherme] Afif. Acho que eu fui o único. Mas votei puramente para sentir aquele gostinho de apertar a urna e sair ali “Democratas” e falar “sim”. Para mim acabou essa bobagem que tem um partido maravilhoso, o PT, e que os outros são uma porcaria. Finalmente a gente se libertou disso. E a gente só vai se libertar no dia em que entender que a sociedade é maior do que os partidos. Nós fazemos as coisas apesar do governo, não por causa do governo.

Se você tivesse que concorrer à presidência com algum dos seus personagens, qual você escolheria?

Não tenho nenhuma dúvida de que seria o Professor Tibúrcio. O Brasil precisa do Professor Tibúrcio na presidência!

A linha de governo dele seria voltada para que?
Para a educação, evidentemente [risos]! A educação autoritária, com régua na cabeça de quem não aprender [risos]! Com tudo isso que eu já fiz, percebo que a maior lembrança que as pessoas têm é do Professor Tibúrcio, é incrível. O Tibúrcio é onde talvez eu tenha incorporado o mais próximo de mim mesmo.

Anúncios
  1. o meu voto ja é do prfessor tibúrcio!!!tiburcio para presidente…nesse momento porque sim é resposta…kkk

  2. tiburcio pra presida!

  3. Muuuuito fã do Tas, mesmo! Sempre incrível e divertidíssimo =)

  4. Olha nao sei se voto no Prof Tiburcio ou na Prof. Helena do carrosel….kkkkk
    bjbjb

  5. chega de tanto cabeça oca!
    professor tiburcio lá!

  6. Rogerio Rodrigues da Silva

    Luiz, você é o cara.
    1.apesar de não ter feito reforma tributária alguma, (como diz o Caio),levou o País a arrecadar mais do que nunca, conseguindo superávit cada vez maior, o que propiciou o controle da inflação, que em tempos passados já chegou a 1000% ao ano, a estar hoje em 4,5% ao ano. . .
    2.sem fazer nenhuma reforma trabalhista, criou quase 15 milhões de empregos de carteira assinada, durante seu mandato. . . hoje não se encontra um pedreiro disponível, em todo o Brasil, devido ao grande número de construções, à reforma dos estádios para a copa do mundo de 2014, etc

    Você é o cara que:
    nunca se preocupou em esconder seus amigos e aliados pegos cometendo qualquer tipo de infração, permitindo e incentivando que a Polícia Federal investigue tudo, levando quem for consirado culpado à Justiça, que é quem deve apurar crimes e aplicar a punição qual achar devida;
    proporcionou a grande número de brasileiros entrar no serviço público, sempre através de concursos públicos, aplicados por instituições de conceito ilibado, como CESGRANRIO, CONSULPLAN, etc. Isso é um absurdo para os inimigos do funcionalismo público, os da direita reacionária, que só pensam em esplorar seus empregados;

    Você é o cara
    que mais se comunicou com todos os países do mundo, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, vendendo os produtos brasileiros, aumentando as nossas exportações, representando com dignidade o Brasil em todos os foruns mundiais, recebendo elogios de todos os líderes mundiais, tendo recebido durante esses 08 anos de governo mais de 300 condecorações;

    Você é o cara
    que soube representar dignamente o Brasil diante de todos os países do Mundo,respeitando e estendendo a mão a todos, grandes ou pequenos, ricos ou pobres, “não falando grosso com os pequenos nem falando fino com os grandes”;

    Você é o cara
    que transformou o Brasil em um país de todos, onde o povo tem vez e voz, onde a taxa de desemprego é a menor da história, a média salarial é a mais alta desde que se iniciaram as pesquisas, a Polícia Federal e a Justiça funcionam livremente, o pobre tem o direito e a oportunidade de fazer um curso superior, através do PROUNI, o melhor programa de apoio ao estudante do Mundo. . . . as reservas em dólares estão batendo em 280 bilhões de dólares; não devemos mais nada ao FMI, que “governava” o Brasil, através de seus representantes;

    Você é o cara
    que respeita as convenções e os tratados internacionais, que não toma decisões precipitadas somente para perseguir pessoas, com você foi perseguido, apenas em razão do viés ideológico;

    Você é o cara
    que não condena ninguém “a-priori” com base apenas em reportagens de jornais e revistas, às vezes totalmente tendenciosas, que julgam e condenam as pessoas às vezes sem nenhuma prova, já tendo destruído as vidas de algumas delas;
    que confia na justiça, que não se arvora em palmatória do mundo, como querem muitos,que deixa para a justiça decidir se a pesoa realmente é merecedora ou não de condenação;

    1.que conhece os pobres, porque você veio do meio deles;
    2.que sabe perfeitamente o que é uma pessoa não ter o alimento para si e para seus filhos, não poder comprar um litro de leite, por passou por situações semelhantes;
    3.que transformou o bolsa-família na salvação de 11 milhões de famílias que antes passavam fome e hoje não passam mais;
    4.que já proporcionou empregos para uma parte significativa dessas famílias, que dignamente vao aos postos assistenciais devolver seu cartão-cidadão quando conseguem um emprego, conforme já vimos diversas vezes através dos noticiários;

    Você é o cara
    1.que reconheceu o grande trabalho que a Dilma fez, ao seu lado, como presidente do Conselho administrativo da Petrobrás, como Ministra das Minas e energia;
    2.que conhece muito bem o passado de luta de Dilma em favor da liberdade neste País;
    3.que sabe que Dilma colocou sua vida em risco em defesa do ideal da liberdade;
    4.que viu Dilma ser presa e torturada pela Ditadura;
    5.que transformou o Brasil, com o apoio e a participação da Dilma, em um novo País, onde vive-se melhor, com mais empregos, melhores salários, e com liberdade, justiça e igualdade;

    É, Luiz Inácio Lula da Silva, você é o cara…
    1.que foi eleito e reeleito pelo povão, tendo recebido na sua reeleição 60 milhões de votos do Povo Brasileiro;
    2.que quebrou um tabu quando foi eleito presidente do Brasil, após ter vindo do nordeste brasileiro em um caminhão pau-de-arara, viajando durante 13 dias com a mesma camisa “volta-ao-mundo” e praticamente sem se alimentar;
    3.
    É Lula, você realmente é um grande cara-de-pau:
    1.Ganhou a eleição contra Serra em 2002
    2.Ganhou a eleição contra Alkmin, em 2006, tendo 60.000.000 de votos dos brasileiros, entre os quais me orgulho de estar;
    3.Vamos todos nós, Lula, quebrar mais dois tabus:
    -O primeiro: pela primeira vez na história de nosso País um presidente vai ganhar 3 eleiçoes consecutivas, duas como candidato e a terceira elegendo sua sucessora;
    -O segundo: TAMBÉM VAMOS ELEGER UMA MULHER PARA SER PRESIDENTE DO BRASIL! ! ! É POUCO????
    FILHO DO BRASIL, HERÓI DO BRASIL, HERÓI DO POVO BRASILEIRO, MEU HERÓI. . . .
    VOCÊ É UM DOS MAIORES FILHOS DO BRASIL, VOCÊ É UM HERÓI DOS BRASILEIROS!

  7. Elisafe Moraes

    muito boa: “…chega uma hora em que o cara vira Padre Cícero”. Isso é vero!!! Mas é professor Tiburcio com a régua na cabeça [como presida]!!!!! \o/

  8. Eu voto no professor tiburcio!! FORA LULA MENTIROSO!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s