Danilo Gentili se queixa da patrulha do humor e acha que a sua carreira tem vida curta


“A comédia é do mal”. Por esta frase, proferida pelo comediante e repórter do CQC Danilo Gentili na entrevista a seguir, dá para perceber que seu gênero de comédia não é a de riso fácil. Apreciador da comédia de opinião, dá a si próprio o prazo de dois anos para continuar na mídia devido ao teor altamente ácido de sua piadas. No bate-papo a seguir, ele fala sobre o programa e de seus projetos pessoais.

Agência Anhanguera de Notícias – No seu blog você faz uma dura crítica às celebridades, comediantes e políticos. Você acha que falta liberdade de expressão no País, que ainda existe censura?

Danilo Gentili – Não falta liberdade não. É gente c… regra. É isso. É muito desespero por mostrar que é engajado. Brasileiro tem um engajamento superficial. E aí eles têm desespero em mostrar o que são, então começam a combater piadinhas, para mostrar que são corretos. É mais burrice mesmo do que censura. É uma censura branca. Não é censura do governo, é a turminha do bem que faz um patrulhamento. É uma censura que funciona com pressão. Não é que o governo vá te censurar. As pessoas começam a censurar o que você fala para você não falar o que pensa. Assim você pensa: “Não vou falar nada porque os artistas vão chiar”.

Pensando por esse lado da liberdade de expressão, você preferia ser comediante americano?

Eu queria ser inglês, americano… porque eu pego tudo que eu cresci vendo: comédia inglesa, americana, filme, seriado. Para mim, a verdadeira comédia é essa, que os caras faziam nos anos 70 do Bill Cosby, Lenny (Bruce), George Carlin.

Você está tentando achar um espaço no Brasil para conseguir fazer essa comédia de opinião? Você queria conseguir fazer isso aqui?

Não é que eu esteja tentando achar um espaço. Eu faço o que para mim, naturalmente é engraçado. Eu não fico pensando “ah, eu vou escrever isso aqui porque isso aqui é mau”. Não. Eu escrevo o que eu acho que vai ser engraçado.

Está mais fácil ser politicamente incorreto hoje em dia, já que o mundo está tão chato?

Está mais difícil se manter, eu acho. Eu acho que daqui uns dois anos eu vou ficar de boicote em boicote até sumir. É verdade.

Mas você pode ser cartunista… Fez algumas charges pra revista Mad, né?

Eu fazia no ano passado, mas eu parei de fazer porque não dava mais. A própria Mad está chata.

E o CQC, está chato?

O CQC eu acho que tem que melhorar. Não está bom para mim. Não está nada bom.

O que você acha que tem de errado?

É um monte de coisa, entendeu? O Rafinha saiu do Proteste Já e eu tive que sair das matérias de política e fui fazer matérias na rua, só que eu dei azar porque os Proteste Já que eu peguei não tiveram conflito, não foram casos graves, onde eu pudesse confrontar ninguém e acabou ficando fraco. E eu fico sem tempo de fazer matéria na rua, de fazer piada. Não tem nada demais acontecendo.

Você tem projetos em literatura. Conte quais são.

Tem um livro infantil que eu escrevi só que eu não sei se é o próximo da fila porque eu acho que eu vou lançar um outro esse ano relacionado à eleição e política, na época das eleições.

Você assiste a Zorra Total?

Não, não. Eu acho muito ruim. É ruim pra mim. Mas para a maioria dos brasileiros é do c…. porque olha o ibope.

Sobre Portal CQC OFICIAL

Seu portal de notícias sobre o CQC!

Publicado em 14/05/2010, em CQC. Adicione o link aos favoritos. 15 Comentários.

  1. Pode estar chato pra ele que não tem as matérias e/ou o espaço que queria no programa, mas pra mim o CQC está ótimo, se bem que eu preferia o CQC do ano passado, mas não tá ruim não. Paciência. São muitas pessoas cada uma com sua opinião, suas preferencias, suas personalidades, é e sempre será difícil manter um programa com tanta gente por muito tempo de modo que todos estejam sempre contentes com o msm.

  2. Mas uma coisa é fato, não sei pq Zorra Total tem tanta audiência, pq é uma M****.

  3. O problema do humor ácido é que poucos entendem e explicar piada é a pior coisa!
    O CQC está muito conhecido, só que algumas pessoas dizem que gostam de assistir só pra parecer inteligente, porque é só agente perguntar a opinião sobre algum tema especifico do programa que já mudam de assunto.
    Não sei realmente como zorra total pode ter ibope o programa horrível!!!!!!

  4. Infelizmente no Brasil impera a hipocrisia do politicamente correto, por isso o humor ácido é sempre criticado. Será uma pena se o Danilo sumir em 2 anos , pois é um cara que faz a diferença, ao contrário dos galãs da Globo.
    Sinto muita falta dele no Planalto, cutucando os políticos.
    Volta para Brasília Danilo, sua presença é fundamental lá.

  5. DaniloGentili tem toda razão. É complicado. Hoje msmo eu comentando que vou ao show dele semana que vem aqui em Vitoria/ES um amigo, que é homossexual, espumou de ódio e dizia q tinha odio dele pq ele soh fala mal dos gordos, dos pretos, dos gays, bla bla bla.. é rir pra não chorar. Eu mesmo estou de saco cheio de tnta tosqueira e preocupação com algo tão idiota. As pessoas que reclamam de preconceito agem preconceituosamente tbm… ai eh foda, perde a razão. eh uma loucura.. não entendo esta sociedade… só posso ter nojo dela. fazer oq.
    PS: Zorra Total de tão lixo chega ser BIZARRO!

  6. Caraca! Dá pra ver que o Danilo está furioso da vida!
    Mas o que ele falou é verdade! Quantas pessoas aqui já não foi zuada por algum motivo? Seja pelo modo que fala, como anda, como se veste, etc…
    Mas não, os atores e derivados não gostam de ouvir a verdade falada por outras pessoas! Eles querem ser o que não são, perfeitos!
    Acho que o Danilo ainda não se “acostumou” com o “ser famoso/conhecido” ainda! Temo ser famosa um dia por não poder mais falar o que penso!
    Bom… Sobre esse assunto eu tenho tanto o que falar! Acho que vou postar no meu Blog 😛

  7. concordo com o gentili de que a comedia americana é sem duvida mil vezes melhor que a do brasil , no meu ponto de vista o brasileiro só ve graça em programas típico do brasil que lideram o rankingdo ibop, são poucos aqueles que veem graça e humor inteligente , nos EUA os comediantes fazem criticas aos artistas e estes mesmos ‘continuam’ a piada digamos assim , totalmente o contrario no brasil ,que se vc fizer uma piada de algum artista corre o risco de ser crucificado! sou muito fã do Danio exatamento por este motivo , de ele falar a VERDADE sem se preocupar com o que os outros pensam e é assim que deveria ser com TODOS, não só os comediantes! e relação ao CQC o programa é bem melhr com o danilo no congresso! ele sim entende do assunto e faz criticas maravilhosas em relação aos policos brasileiro e é isso que o torna diferente! por mim faço uma campanha DANILO GENTILI NO CONGRESSO!!!!! desculpe o desabafo! mas eu tava precisando! um enorme beijos á todos VOCES! me sigam no twitter! ;D

  8. Eu tenho que concordar que o Cqc anda um pouco fraco,tem dia que parece que tá sem assunto…fico triste em pensar que o danilo possa sair,ou algum integrante.. sempre é assim,parece que nada dura muito.. =(

  9. é vdd concordo com o Danilo, as ideias dele são boas o problema é q os brasileiros já estão, infelizmente,acostumados com o tipo de humor que na vdd é mais pra sacanagem e coisa sem sentido do que qlquer outra coisa aí fica difícil fazer um tipo de humor inteligente com um bando de gnt ignorante q não sabe dar valor naquilo que realmente tem algum tipo de qualidade… triste velho,muito triste mesmo…

  10. Danilo Gentili tá num pessimismo ducara…Parece não estar feliz.

  11. EU ADORO O DANILO, ACHO SENSACIONAL TUDO O Q ELE FALA E O Q ELE FAZ…..REALMENTE NÃO SEI O Q ELE QUER MESMO….E PELO ANDAR, ESSE É O ULTIMO ANO DO CQC COM ELE, JA Q ELE NÃO TA SATISFEITO, INFELIZMENTE TUDO O Q É BOM DURA POUCO, MAS EU SEMPRE O ACOMPANHAREI PRA AONDE ELE FOR…..ELE É MARA…………

  12. Sinceramente tudo nessa vida tem seus altos e baixos

    acho que o Danilo deveria continuar no CQC pq é o

    melhor pragrama de humor e ao msm tempo sério todos

    todos os 8 entregrantes tem suas próprias

    caracteristicas .vc Danilo é maravilhoso e vai

    ficar muitos anos na Tv…pq vc tem talento…

    se o Zorra que é uma droga dá audiencia é pq é da

    globo,mas lá eles não podem falar tudo oque

    pensam,né…

  13. andre felipe

    Volta para Brasília meu brother. Você é show de bola. Deixa as matérias bobas para oscar filho e rafael cortez.

  14. andre felipe

    Zorra total é um programa deprimente. Digno de seres deprimentes como a maioria dos brasileiros. Digno desses seres não pensantes. Seres irracionais que votam em politicos apenas por uma dose de cachaça.

  15. Danilo concordo qdo fala do engajamento superficial,pois parece que foi pra mim,tem várias coisas ruins acontecendo na minha cidade e até agora não tive a coragem de me posicionar e tentar o proteste já.
    Mas vcs são algo enovador,corajoso e pra mim admiravél as vezes gostaria de ser uma cqc…rs
    Parabéns pela particiáção,esclarecimento e cobrança na vida POLÍTICA PODRE DO NOSSO PAÍS.
    Obrigada

Deixe um comentário

