Marco Luque na revista Imagine

Um ator é aquele cuja profissão o encarrega de vestir máscaras, dar a cada nova face um ar de autenticidade, e retornar a si com a mesma facilidade com que comove plateias. Com Marco Luque, tudo é um pouco diferente – ainda bem. Ele é, mesmo, uma comédia, dispensando a necessidade de voltar a si. Ele é único é muitos. Em comum com todas as faces, transpira camaradagem, animação e simpatia, provando que cada personagem tem um pouco dele.   

Silas Simplesmente, Jackson Five, Mary Help e Pepe – para citar quatro dos 12 personagens que criou até hoje – são ícones do humor há tão pouco nascidos, e já por tantos lembrados.

Em um primeiro momento, Marco Luque pode parecer desligado, mas são precisos poucos minutos para perceber que é uma antena. Capta cada detalhe a fim de interagir com bom humor com tudo e todos ao redor. Observa tudo à sua volta sem transparecer, como quem coleciona ideias para levar ao palco.  “Desde a escola eu era assim, zoava. Foi na terceira série que participei da minha primeira peça, tinha apenas uma fala”, conta. O nome da peça ele não lembra, mas a fala inesquecível prenunciava que a comédia nas veias de seus personagens. Ele dava um passo à frente, e dizia, a pleno: “Banana”.

“Banana” incubaria nele o vírus do teatro com força suficiente para fazer com que, mesmo entre idas e vindas, se tornasse parte fundamental de sua vida. E além de fundamental, inevitável. Perguntamos: você acha que houve muitos desvios em sua carreira? “Nossa, um monte!” Por exemplo: Luque já foi jogador de futebol, atuando pelo Santo André na segunda divisão e em times europeus em meados da década de 1990. O pai, técnico e árbitro, juntou dinheiro e conseguiu levá-lo à Espanha.

 

Luque voltou ao Brasil e se tornou comediante – não sem antes terminar a faculdade de artes plásticas e experimentar muitas profissões. Foi, não nesta ordem, ilustrador (ainda é, e dos bons), palhaço por quatro anos, garçom… Mas foi no Terça Insana que seu humor se elevou à décima potência. No período em que atuou com a famosa trupe (saiu na metade deste ano) desenvolveu seus 12 personagens e ganhou merecida projeção.

Hoje, Marco Luque é um dos apresentadores do CQC, o programa de comédia engajada, ou jornalismo humorístico, que informa ao mesmo tempo em que diverte. Tem um quadro na rádio Mix e também percorre o país com o show Tamo Junto, no qual se despede dos personagens que o consagraram para praticar comédia standup. Prepara para o ano que vem um show no qual voltará aos personagens caracterizados – um deles inédito. Também nutre um blog, constantemente atualizado com a agenda e comentários sobre os espetáculos recentes, e usa – muito – o Twitter, pelo qual se corresponde com os fãs. “Não consigo falar com todo mundo, mas tento responder ao máximo”, desculpa-se. Afinal com mais de 400 mil seguidores, nem mesmo se multiplicando em 12 seria possível “twittar “Obrigado” a tantos elogios. 

 * Matéria digitalizada da edição de dezembro da revista Imagine. Confira a entrevista completa clicando aqui.

Anúncios

Sobre Portal CQC OFICIAL

Seu portal de notícias sobre o CQC!

Publicado em 24/12/2009, em CQC. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Carolina de Oliveira Almada

    Luque linduh!!
    E nao esquenta nao, eu te perdou
    por nao responder tds os meus recados
    …rsrsrs, Te amooh mut*:

  2. Luque eu também te perdoou …
    Mas eu fiquei chateada com uma coisa :foi você não te vindo aqui em São Luis -MA.
    beijomeliga.

  3. O meu sonho é entrar no teatro ,mas eu ainda estudo,como são muitas tarefas e trabalhos não tenho hora vaga …
    É por isso que eu gosto muito de você e também admiro o seu talento ,pois mesmo fazendo sucesso na tv não abandonou a magia do teatro.

  4. Alessandra Koling

    Te Amo Luque e te espero aqui em Curitiba de novo
    Soh que por favor nao no teatro positivo…
    tive que atravesa a cidade atraz de voce…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s