Danilo Gentili ensina como ser o pior aluno da escola

Esqueça tudo que você aprendeu sobre fazer as lições de casa, se comportar em sala de aula e tirar notas altas. Um manual de regras nada politicamente correto foi lançado para ensinar aos estudantes Como se Tornar o Pior Aluno da Escola.

O autor é o que pode se chamar de um especialista no assunto. Danilo Gentili, repórter do programa humorístico CQC – Custe o que Custar, tem na ficha escolar 78 assinaturas no livro negro, 12 suspensões e uma expulsão. Isso sem contar as vezes em que não foi pego pela diretoria do colégio.

– Uma das piores que eu aprontei foi colocar purgante na comida do cara que era o mais valentão do colégio e tirar todo o papel higiênico do banheiro. Não aconteceu nada comigo porque nunca descobriram que fui eu.

O vingador

Gentili, que já era o piadista da turma nos tempos de escola, fazia parte da turma do fundão e se dizia o “vingador dos rejeitados”. Para estes alunos que sofrem com a implicância dos outros, a dica do humorista é a mesma que ele usava para não ser alvo de piadas na escola.
 

– O lance é zombar de si mesmo antes dos outros, aí perde a graça. Depois, descubra o ponto fraco deles, porque todo mundo tem um, e comece a zombar também.

O livro, lançado pela editora Panda Books, é recheado de desenhos feitos pelo próprio Gentili, que também é cartunista. Nele, o autor fornece “preciosas” dicas de como colar nas provas, fingir uma doença para matar aula, colocar apelido nos colegas, visitar a diretoria, e por aí vai.

Para quem achar que os 23 capítulos do livro não são suficientes, ao final, um manual lacrado traz o passo a passo de armadilhas capazes de fazer qualquer professor perder a cabeça. Mas, para Gentili, ser o pior aluno da escola só traz uma vantagem:

– É olhar para trás e ver que esta foi a época em que você mais se divertiu.

Crítica

Por trás de todas as piadas, o livro acaba fazendo uma crítica ao sistema de ensino como é aplicado hoje. Gentili compara a escola com uma prisão, onde “esquecem quem você é e passam a classificá-lo por cores e números”, e manda o leitor rasgar a página que contém um trecho da obra Iracema, de José de Alencar, recriminando-o em seguida por “obedecer ao que qualquer idiota manda você fazer”.

– Toda criança é ensinada a obedecer cegamente, sem pensar. A escola te prepara para o trabalho, onde você vai receber ordens do seu chefe. É tudo muito chato.

Ainda assim, o autor ressalva que seu livro não deve ser levado a sério.

– O grande objetivo do meu livro é divertir. Ele é uma grande piada sobre isso. O estudante é uma vítima nesse sistema.

Anúncios

Sobre Portal CQC OFICIAL

Seu portal de notícias sobre o CQC!

Publicado em 15/12/2009, em CQC. Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. Comprei o livro, rapidinho me entregaram.
    Li em dois dias…e ri durante a semana inteira!!
    O livro é muito legal!! Danilo é um grande cara! Deus caprichou com esse daí viu! Agora o próximo e “Nunca antes” do Marcelo…vamos ver qd chega!!! hehe
    CQC de parabéns
    E dica: Danilo, agora o próximo: Como ser expulso, ou ainda como irritar os políticos!! hehe
    Um sobre política seria muito bom!! De olho neles!!

  2. Já que falei do livro agora vou me dirigir ao Danilo.
    Foi por causa dele que descobri o humor de qualidade também conhecido com stand up, foi o primeiro video que vi e assim cheguei aos outros…igualmente admirados.
    Quando Danilo chegou no CQC foi incrivel, mais um craque para o time.
    Quero elogiar a equipe como um todo, não pq vcs são lindo engraçados…mas pelo talento. Um jornalismo de qualidade e com bom humor!
    Danilo no congresso tem sido incrível, é abrir os olhos da população jovem para a política. Vamos ver se assim o Brasil melhora.
    O livro nao é o melhor e nem o mais engraçado, mas a compra dele é meu reconhecimento pelo trabalho dele.

  3. Aaaaaaaah comprei o meu lalalalalal, mas ainda não chegou =~~
    Maaaaaas, tudo indica que vai chegar no dia do meu aniversário que é também o último CQC ao vivo do ano: 21/12. QUE PRESENTE!!!! Aaai muito ansiosa pra ler!!

  4. rsrsrsrs
    o livro dele tá lindo, muito bem ilustrado!
    e muito engraçado, lógico, Tbm tô querendo muito o do Tas!
    PS: adorei essa fotinha dele! *———–*

  5. Vanessa Simone

    Estou lendo!!
    O Livro é MARAAA!!
    kikiki

  6. Carolina de Oliveira Almada

    Ainda n tenho o livro ;\
    Eu esqueci de comprar o.Õ ;x
    Mas vou tentar comprar o mais rapido possivel…
    Preciso de umas dicas ;DD. Na verdade n eh isso, mas estou curiosas p/ ler as sábias dicas do danilo*-*, perito na arte de descabelar profs-‘

  7. Confesso qe qnd eu vi o nome do livro, eu pensei: Cara, como assim o Danilo fzer um livro desses? Mas aí eu vi qe nao conhecia o Danilo tanto qnto pensava, cada dia conheço mais. Eu admiro isso no Dan. Ele não tem pudor, sabe? Não tem medo de errar, de pensarem isso ou aquilo dele, de fazer papel de tolo… Ele simplesmenmte é ele. Naturalmente incrível! haha
    Ele ao msm tempo alerta os alunos que comprarem esse livro. Adorei a parte qe ele disse:” Esquecem quem você é e passam a classificá-lo por cores e números” e qndo disse qe as crianças são ensinadas desde cedo a obedecer cegamente sem pensar” Infelizmente isso ocorre. Tem gnt qe tá levando esse livro a sério, dizendo qe ele qer desorganizar a educação e tal. Nada a ver. Ele tá fznedo o contrário, alertando os jovens sem eles perceberem, como na parte qe ele manda rasgarem a página qe contém uma parte de Iracema.

  8. Que pena que tanta futilidade faça sucesso, Por isso temos tantos desrespeito por nossos professores …é lamentavel que uma Editora que se preze, se dê ao trabalho de colocar nas bancas um trabalho tão pobre.
    E o pior tem gente que perde tempo em lê-lo

  9. Isto é que chamamos de cultura no brasiL?Tantos
    escritores bons e não consegue publicar um livro
    e esse lixo chamado livro desse rapaz esta fazendo sucesso será que ele não pensa no filho dele
    que exemplo de pai esse cidadão se e´que podemos
    chamar uma pessoa com esse histórico assim de cidadão.É por isso que o Brasil está assim que pena.

    joilson

  10. Maria Mercedes Rezador

    É uma pena que uma pessoa tão inteligente para alguns aspectos, seja tão tacanha para outros.
    Que recado quer passar com essa porcaria chamada de livro? Não acrescenta nada e passa a mensagem de que, como em tudo nesse país, a avacalhação, a desmoralização dos sistemas é a fórmula do sucesso. Lamentável!
    Lamentável também que exista uma editora que se preste a divulgar isso em troca de retorno financeiro.

  11. Eu sou professora e li uma parte desse “livro”… pensei que poderia ser uma interessante leitura, questionaria a posição dos alunos nas escolas e até questionar o paradigma escolar. Mas o que percebi foi uma texto cego e desorientado que antes de tudo tenta acabar com a imagem do professor… de quem é a culpa,do professor? o sitema está falido e a culpa é nossa? Danilo Gentili esse trabalho foi lamentável…

  12. Todos que criticaram o livro não devem ter percebido que era um livro para fazer o leitor rir, e não para ser mais daqueles livros de interação aluno-professor, antes de tudo leiam a capa, o título é Como ser o pior aluno da escola, e não o melhor, parabéns Danilo, tu é show!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s