Voce ri do quê?

“Mãe, é verdade que as pessoas da  nossa família morrem de repente? Mãe? Mãããe?”  Achou graça? Entenda por quê. Texto Karin Hueck

Você já deve ter visto pelo menos uma das cenas abaixo na TV nos últimos meses:

Danilo Gentili encarnando o repórter inexperiente no programa Custe o que Custar, o CQC. Ao padre Marcelo Rossi, Danilo perguntou se ele gravou um cd “demo” e o vereador Agnaldo Timóteo foi chamado de Agnaldo Rayol, enquanto o humorista derrubava o microfone e lia perguntas absurdas de um papel amassado.

 – Marcelo Adnet, apresentador do programa 15 Minutos da MTV, imitando o ator José Wilker cantando funk: “Quem não dá incentivo pro cinema: créu / quem não gosta de arte em geral: créu, créu, créu.”

– O falecido deputado/estilista/apresentador Clodovil Hernandez sendo perseguido pela turma do Pânico da TV. Para lotar o teatro em que a peça de Clô estava em cartaz, os personagens Vesgo e Silvio levaram um ônibus cheio de senhoras à apresentação, na campanha batizada de “Lota Clô”.

CQC Revista Superinteranssante

 […] Por isso, é hilário ver os repórteres do CQC perguntar ao presidente Lula sua opinião sobre a escalação do Corínthians ou ver Marcelo Adnet cantando Sweet Child o’Mine com a voz de Silvio Santos: a cena é tão inusitada que você ri. Mas esse negócio de quebrar padrões só é engraçado porque nosso cérebro tem mania de organizar tudo em lógicas perfeitas. Essa habilidade foi reforçada durante milênios pela seleção natural para que pudéssemos, por exemplo, encontrar comida, abrigo e companhia agradável – 3 elementos que seguem padrões de distribuição. “A habilidade de reconhecer padrões significa que podemos observar e prever o mundo ao redor. Isso deu a nós uma imensa vantagem sobre as outras espécies”, diz Alastair Clarke, um teórico da evolução da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O humor é meu “Comédia é roleta-russa. Um dia me aplaudem porque fiz piada fácil da [cantora] Preta Gil, e outro dia porque fiz uma difícil sobre os pobres na África. Não existe nada infalível no humor”, diz Danilo Gentili, do CQC, que também faz shows de stand up. Danilo tem razão. Nem todas as piadas funcionam com todas as pessoas o tempo todo. […]

Outro estudo diz que quem prefere humor sexual e agressivo não valoriza o intelecto e tem menos complexidade psicológica. Já quem não gosta dessas piadas seria mais intelectual. Tem estudo que diz até que fazer os outros rir é símbolo de status social – ou você acha que é por acaso que as piadas dos chefes são sempre recebidas com mais risadas? Tudo indica que traços de personalidade, tempo de estudo e experiências de vida são essenciais para definir do que você ri: “Eu tento direcionar minhas piadas para o público que me assiste. Em plateias de idosos, evito palavrões: numa pequena cidade do interior, já sei que falar de aeroporto não dá ibope porque lá ninguém anda de avião”, diz Marcelo Adnet, do programa 15 Minutos.

[…] Para alguns especialistas, humor é uma forma de inteligência ligada a habilidades sociais. Quem tem boa memória, e repara nos gestos e palavras alheios, costuma ser mais engraçado. Isso faz sentido: se você observa e se lembra de cenas divertidas, é mais provável que você possa imitá-las. “Eu presto muita atenção no que as pessoas dizem, e então pego as respostas e faço uma piada com isso. Mas como um mágico (com perdão do trocadilho), o humorista também sempre tem uma carta na manga”, diz Wellington Muniz, o Ceará, que faz personagem Silvio no Pânico na TV.

A carta na manga a que ele se refere é a parte trabalhosa do humor. Não há matéria do CQC, imitação do Adnet ou entrevista do Pânico que não precise de um pouco de estudo antes de entrar no ar. São técnicas (como as piadas que ilustram esta matéria), que qualquer um pode usar – e que inclusive os humoristas profissionais demoram um tempo para aprender. Ou seja, você também pode se arriscar.

 – E aí, já ouviu a última do papagaio? Qual é o seu? Veja os 4 tipos de humor mais comuns e descubra com qual você se identifica:

AGREGADOR: É aquela pessoa que conta piadas, faz gracinha e é engraçada com o intuito de unir as pessoas e fazê-las se sentir bem. É o tipo de humor que reduz tensões num grupo – e, por isso também, costuma ser o mais popular de todos.

AGRESSIVO: É o humor usado para criticar ou manipular os outros. Sarcasmo, ironia e provocações são as armas favoritas dessas pessoas, que acham graça em rir dos outros para se colocar numa posição mais bacana.

AUTODEPRECIATIVO: Conhece algum gordinho que faz piada com seu peso para que os outros riam? Pois ele tem o humor autodepreciativo, que ri de si mesmo como um mecanismo de defesa e para arrancar gargalhadas alheias.

OTIMISTA: É a pessoa que se diverte sozinha, e que mantém um olhar positivo mesmo em momentos de estresse ou nervosismo. É o humor de bem com a vida, mas que não necessariamente faz os outros rir.

 O humor, aos olhos dos especialistas

Veja o que os humoristas pensam do assunto:

 RAFAEL CORTEZ, do CQC

 “Humor é uma coisa que transcende os limites daquilo que se conhece como humor. As pessoas acham que humor é simplesmente tudo que é engraçado. Mas tem muita coisa que não é engraçada, que provoca em mim reações muito mais fortes do que uma simples piada.”

 DANILO GENTILI, do CQC

“O humor é a forma que uma pessoa impotente, como eu, tem para se expressar sobre as coisas insignificantes, cruéis, estúpidas e atormentadas deste mundo. Mas, sendo mais sincero, hoje em dia humor é a forma como eu ganho dinheiro.”

 MARCELO ADNET, do 15 Minutos

“Não descobri ainda o que é o humor. Acho que é uma forma de expressão e crítica. É achar algo subliminar, que está na sua frente, e traduzir isso em algo engraçado. Mas será que alguém sabe o que é o humor? É difícil essa pergunta.”

Fonte: Revista Superinteressante, Maio 2009

Anúncios

Sobre Portal CQC OFICIAL

Seu portal de notícias sobre o CQC!

Publicado em 04/06/2009, em CQC. Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. aaaaaa, eu tenho essa revista… ~só não consegui adivinhar quem ta segurando a lampada na foto 😦

    mas tão muitooo lindooooos!
    amoooo ♥

  2. Otimoooooooooooooooooooo post!

    Parabéns! ._.

    Amow esse portal!!

  3. QUEM TA SEGURANDO A LAMPADA É O OSCAR! =D

  4. Adorei a materia….

    rsrsrsrs

    Muito lindos e alem d tudo q sabem fazer pra nos divertir ainda consegue trocar lampadas….
    Preciso d um trio desses aki em casa…pois tenho pavor d tomar um choque quando troco lampadas….

    ahsauhsuahsuhahsuashua

    Amoooo muito esses meninos… S2

  5. Ana Cláudia

    Muito boa a matéria!
    Explica o que muita gente tem duvida, e as vezes nem sabe…hehehe…
    Adorei!

    Eu me identifico mais com o humor Agregador =D

    Obs:Acho q não é nenhum dos 7 q está trocando a lampada…pq fizeram questão de esconder bem o rosto dele e só aparece o nome do Rafa e do Danilo no comentario da foto: Técnica: Exagero. Pq Tem Graça: Só de imaginar q Rafael COrtez e Danilo Gentili achariam mais prático girar a mesa do que a lâmpada.

    Mas se for um dos 7,só pode ser o Oscar, apesar do cabelo não ter nada a ver.

  6. meu humor é autodepreciativo! rende boas risadas! agressivo em alguns momentos, e agregador em outros, essa mistura é mto boa! xD

  7. RAYSSA LOUZA

    ôpa, ótima matéria!

    Gostei muito, e foto tá linda, acho que é o Oscar que tá na mesa!

    ah, eu acho que meu humor dever do tipo OTIMISTA: É a pessoa que se diverte sozinha, e que mantém um olhar positivo mesmo em momentos de estresse ou nervosismo. Mas que não necessariamente faz os outros rir.

    🙂 🙂 🙂 🙂

  8. Faço parte do grupo do humor otimista, mas não sou muito boa em contar piadas, mas adoro quando alguém conta!
    não dizem que rir é o melhor remédio??
    Este é o meu remédio favorito!!

  9. Eu axo q na foto o q esta trocando a lampada é Rafa Cortez….
    Devem ter feito uma montagem no photoshop….
    Pq num tah parecendo o Oscar não…

    Eu axo……

  10. Adorei essa matéria *O*
    Mto massa. *-*
    BJOS

  11. Rayssa Louza

    symonnedeejay, não é o Cortez que tá trocando a lâmpada, ele tá segurando a mesa!!!!!

  12. Oláaa,

    Só uma pergunta, cadê o quadro FALA NA CARA ???? hummm era demaisss… = ) bora voltar …

    Rio

  13. Rayssa Louza, pode ser uma montagem…
    Vai saber neh…???!!!

    Bom num sei se eh ou não, mas eu axo que é….
    Tah magrinho d+ pra ser o Oscar….
    E o Rafa Cortez é magrinho….(o Rafinha Bastos é mais magrinho ainda…rsrs)
    Axu que é por isso que pode ser ele…
    Numa montagem…
    Jah vi varias montagens do tipo em blogs destinados ao Photoshop…

    Bom, mas seja quem for tah otemoooo…amo todos eles…!!!

    =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s